OMS cria painel independente sobre resposta ao surto de ebola

Ouvir /

Dame Barbara Stocking, ex-CEO da Oxfam, irá dirigir o grupo, com a tarefa de apresentar um primeiro relatório já em maio; casos passam de 24 mil; terceira fase de testes da vacina está em andamento na Guiné.

Foto: Unmeer/Martine Perret

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A diretora da Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou esta terça-feira a criação de um painel independente para avaliar a resposta da agência ao surto de ebola na África Ocidental.

Segundo Margaret Chan, a iniciativa está de acordo com uma resolução aprovada pelo Conselho Executivo da OMS em janeiro. O grupo será presidido por Dame Barbara Stocking, da Universidade de Cambridge e ex-chefe-executiva da Oxfam Grã-Bretanha.

Progressos

O painel independente vai contar também com especialistas da área médica de vários países, como RD Congo, Nigéria, Filipinas, Estados Unidos e Suiça. O grupo vai apresentar um primeiro relatório sobre seu trabalho já em maio, durante a Assembleia Mundial de Saúde.

Também esta terça-feira, a Missão da ONU para Resposta de Emergência ao Ebola, Unmeer, divulgou que o número de casos confirmados, prováveis e suspeitos chegou a 24.202. Deste total, 9.936 pessoas morreram, a maioria na Guiné, Libéria e Serra Leoa, os três países mais afetados.

Vacina

A Serra Leoa acaba de reportar mais 12 novos casos e na Guiné, teve alta o último paciente de N'zérékoré, a segunda maior cidade do país, na região sudeste.

Mas segundo a Unmeer, a resposta contra o ebola na Guiné continua enfrentando desafios. Recentemente, dois pacientes suspeitos não foram encontrados, três se recusaram a serem transferidos para tratamento e na segunda-feira, um médico testou positivo para o ebola.

E também na Guiné, a OMS anunciou o início da terceira fase de testes clínicos de uma vacina contra o ebola. O teste começou no domingo, com a participação de trabalhadores que estão na linha de frente de combate ao vírus. Os testes de vacinação seguem a linha do método utilizado para a erradicação da varíola.

Leia mais notícias sobre o ebola.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031