Nações Unidas estendem mandato da missão de paz na RD Congo por um ano

Ouvir /

Contingente militar da Monusco autorizado a reduzir 2 mil soldados; Conselho de Segurança disse estar preocupado com a colaboração de elementos do exército com rebeldes das Forças Democráticas de Libertação do Ruanda, Fdlr.

Capacetes-azuis na RD Congo. Foto: Monusco

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque

O Conselho de Segurança renovou esta quinta-feira o mandato da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo, Monusco, bem como da brigada de intervenção. A operação de paz vai continuar no país até 31 de março de 2016.

A resolução adotada por unanimidade endossa a recomendação do secretário-geral para redução de 2 mil soldados, mas mantém o teto das tropas em 19.815 elementos.

Rebeldes

As informações sobre o trabalho da brigada de intervenção devem passar a ser prestadas aos países que contribuem com tropas para a operação de paz.  As forças especiais estão autorizadas  a abordar grupos armados.

A resolução confirma que o Conselho teve conhecimento das operações das Forças Armadas contra os rebeldes. Mas o documento expressa a preocupação do órgão com relatos de colaboração de elementos do exército com rebeldes das Forças Democráticas para Libertação do Ruanda, Fdlr.

O órgão encoraja vigorosamente a cooperação do exército congolês com a Monusco nos esforços de combate aos rebeldes ao Fdlr.

Sobre as eleições previstas para novembro de 2016, a resolução pede que seja garantido um processo transparente e credível de acordo com a Constituição do país.

Movimento

Ao governo foi lançado um apelo para que garanta as liberdades de opinião,  expressão e reunião, além do acesso equitativo aos meios de comunicação, incluindo os estatais.

O pedido inclui a garantia de segurança e liberdade de movimento a todos os candidatos e a necessidade do respeito à Constituição.

Leia Mais:

Exposição do caso de ex-líder de milícia pode ser feita da RD Congo, diz TPI

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031