Moçambique lança campanha contra tuberculose nas maiores prisões

Ouvir /

País consta da lista de 22 nações com a mais alta carga da doença; grupo contribui com 80% do peso da tuberculose global; Tuberculose – Encontre, trate e cure! É o lema do Dia Mundial da Tuberculose assinalado este 24 de março.

Campanha decorre em cinco estabelecimentos provinciais.

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

O Programa Nacional de Controlo da Tuberculose no Ministério da Saúde iniciou uma campanha de rastreio da doença em estabelecimentos das províncias de Maputo, Nampula, Zambézia, Tete e Sofala.

A iniciativa, que decorre no âmbito da semana da Tuberculose, envolve o Serviço Nacional Penitenciário, Sernap, e é apoiada pela Organização Mundial da Saúde, OMS.

Carga de Tuberculose

Tuberculose – Encontre, trate e cure! é o lema escolhido para o presente ano com vista a reduzir as taxas de pessoas com a doença. Este 24 de março marca o Dia Mundial da Tuberculose.

A Rádio ONU em Maputo conversou com o diretor do programa Nacional de Combate a Tuberculose para conhecer o estágio atual da doença no país. Ivan Manhiça disse que a doença é um problema de saúde pública, daí a necessidade do combate coletivo.

"Moçambique consta da lista de 22 países a nível mundial que tem à mais alta carga de tuberculose. Estes 22 países contribuem com 80% do peso da tuberculose global. E Moçambique esta em décimo primeiro lugar nesta lista, isto significa que a tuberculose é um problema real, antigo, portanto ainda existe nas nossas comunidades, sociedades e é uma doença democrática, ela não escolhe ricos, pobres, partidos políticos é um problema real de saúde pública".

Desafios

Entre os desafios, o investimento para assegurar que haja medicamentos de qualidade no tratamento de todo diagnosticado é a prioridade. Manhiça apontou também o acesso a novas tecnologias para o diagnóstico da doença.

"Nos últimos anos introduzimos novas tecnologias de diagnósticos, falo de GeneXpert, que é um instrumento moderno e recente para o diagnóstico da tuberculose que já esta disponível todas as províncias, e é um instrumento que faz um diagnostico rápido e eficaz da tuberculose mas também diz se o paciente tem ou não resistência ao medicamento. Introduzimos também os microscópios LED que são microscópios mais sensíveis, são de imunofluorescência que ajudam também a fazer um diagnóstico apurado da doença".

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi escolhida em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose pelo médico Robert Koch em 1882.

Leia Mais:

OMS  quer acabar com a epidemia da tuberculose até 2035

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031