Líbia recebeu primeiro lote de medicamentos para 250 mil pessoas

Ouvir /

Mais medicamentos e suprimentos médicos são esperados nas próximas semanas; impacto do conflito nos serviços sanitários inclui deficiências de pessoal e limitação de medicamentos.

Bengazi, na Líbia. Foto: Unsmil/Iason Athanasiadis

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou a chegada de medicamentos essenciais e de suprimentos médicos para cerca de 250 mil pessoas na Líbia.

Nas próximas semanas, uma segunda remessa deve ser recebida pelo país, que tem atualmente mais de 400 mil deslocados devido ao conflito. Estima-se que 2,5 milhões de pessoas estejam a precisar de ajuda humanitária.

Lesões

Com a oferta da Itália e do Fundo Central de Emergência das Nações Unidas foram contemplados hospitais de cinco cidades incluindo Bengazi, que é a segunda maior, e Tobruk.

A OMS disse que com o lote devem ser tratados pacientes que precisam de cuidados para lesões traumáticas além de serem realizadas ações básicas de saúde. O impacto dos confrontos para os serviços do ramo inclui deficiências críticas de pessoal e limitação de medicamentos.

Deslocados

A agência da ONU disse que aumentou a pressão sobre os serviços de emergência e nos hospitais de áreas que abrigam mais deslocados internos como  Bengazi, Trípoli e Misrata.

Alguns hospitais foram encerrados em algumas regiões devido a danos como resultado da insegurança, o que colocou um peso ainda maior sobre os serviços de saúde.

Os piores casos de violência desde o ano passado foram registados na capital Trípoli e na segunda maior cidade. O principal armazém de medicamentos de Bengazi foi destruído no período, enquanto se abastecia de stocks para toda a região oriental.

Leia mais:

Diálogo político na Líbia segue em clima positivo, segundo Unsmil

Líbia: Conselho de Segurança menciona ameaças ao alargar mandato da Unsmil

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031