Guiné-Bissau quer apoio a iniciativas para mulher na mesa redonda de Bruxelas

Ouvir /

Ministra disse à Rádio ONU que iniciativas de empoderamento feminino poderão ser apresentadas na reunião com doadores; Em Nova Iorque, Estados da Cplp estão na mira da busca de experiências sobre liderança feminina.

Bandeira da Guiné-Bissau

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A ministra da Mulher, Família e Coesão Social da Guiné-Bissau revelou as suas expectativas quanto ao auxílio internacional para a área que dirige, na mesa redonda de Bruxelas. O evento para buscar apoios para o país vai decorrer na capital belga a 25 de março, com o apoio das Nações Unidas.

As declarações de Bilony Nhama Nantambanhasse foram feitas em Nova Iorque à margem da 59ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, CSW.

Microcrédito

“Para Bruxelas, pensamos levar vários projetos porque a mulher é a camada mais vulnerável do país. Queremos levar iniciativas que ajudem essa camada a atingir os seus objetivos. Já temos ações de microcrédito mas, pensamos em empoderar as mulheres e raparigas.”

Na sede da ONU,  a governante disse que também tem vários parceiros na mira, incluindo os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp.

Governo e Parlamento

“Devo fazer contactos com alguns países, principalmente da Cplp, para intercâmbio. O secretário-geral das Nações Unidas falou de cinco países que não têm nenhuma mulher no Parlamento e há oito sem nenhuma mulher no governo. Penso que a Guiné-Bissau está muito bem situada e, por isso, queremos reforçar. Temos a declaração de Canchungo com vários objetivos e exigências concernentes (à participação feminina) tanto ao Governo como no Parlamento guineenses.”

O desempenho da Guiné-Bissau em relação às metas definidas na 4ª. Conferência Mundial sobre as Mulheres em Pequim será apresentado ao mundo nesta terça-feira na Assembleia Geral.

*Apresentação: Leda Letra.

Leia Mais:

Autonomia da mulher marca dia internacional em Bissau

Vice-chefe do Pnud fala sobre desenvolvimento na Guiné-Bissau

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031