Ferramenta online expõe mais de 1,8 mil casos de crime transnacional, diz Unodc

Ouvir /

Agência defende maior partilha de infirmação quando criminosos criam redes cada vez mais sofisticadas e operam mais nas fronteiras; base de dados tem práticas de ações da polícia e do setor judicial.

Base de dados aborda temas como tráfico humano. Foto: Unodc

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, anunciou uma ferramenta de colaboração online denominada Sherloc.

O portal de gestão de conhecimento visa partilhar recursos eletrónicos, leis e divulgar informações sobre como os Estados podem implementar a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional.

Convenção

Outras metas são promover a comunicação entre países, agências de aplicação da lei, sociedade civil e outras entidades além de facilitar o acesso a processos judiciais relacionados com a implementação da Convenção pelos Estados.

O recurso dispõe de informações de mais de 1,8 mil casos individuais e outros 2,1 mil sobre leis nacionais, segundo o Unodc.

A agência defende que grupos criminosos transformam-se em redes cada vez mais sofisticadas com capacidade cada vez maior de operar através das fronteiras. Daí a necessidade urgente de melhorar a partilha de informação e a cooperação.

Crimes

O recurso inclui informações sobre uma série de atividades criminosas como o crime cibernético, o tráfico humano, o branqueamento de capitais, a pirataria além de crimes que envolvem animais selvagens e recursos florestais.

A base de dados permite ainda que os utilizadores acompanhem as tendências legislativas globais sobre o crime organizado e compreendam como as leis podem ser aplicadas de uma forma mais eficaz.

O banco de dados contém registos de operações policiais bem-sucedidas contra grupos criminosos organizados. No recurso estão também detalhadas práticas utilizadas para a investigar, prender, julgar e sentenciar criminosos.

Especialistas

Numa base de dados bibliográfica estão disponíveis contribuições de académicos, especialistas e outros autores sobre os aspetos do crime organizado como política, economia e história.

O Sherloc tem também uma lista de autoridades nacionais que podem lidar com os pedidos de extradição, assistência jurídica mútua e cooperação para conter o tráfico marítimo ilícito.

Leia Mais:

“Novas tecnologias estão facilitando a prática de crimes de exploração sexual”

Unodc diz que Comissão sobre Narcóticos é importante no combate às drogas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031