FAO vai criar sistema para ajudar no controle de pragas e doenças em plantas

Ouvir /

Agência da ONU afirmou que novo programa de certificação eletrônica global tem como objetivo reduzir a propagação através do comércio internacional; sistema e-Phyto foi aprovado por representantes de 181 países.

Foto: FAO/M.Namundjebo

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, vai criar um novo sistema de certificação eletrônica global para ajudar a conter a propagação de pragas e doenças em plantas.

O programa e-Phyto foi aprovado por representantes de 181 países. O sistema tem como objetivo evitar a transmissão das doenças através do comércio internacional de uma forma mais segura e mais barata.

Burocracia

A Comissão sobre Medidas Fitossanitárias, órgão responsável da Convenção Internacional de Proteção de Plantas, concordou em desenvolver o sistema.

Segundo a FAO, isso significa menos burocracia. Em vez de usarem milhões de certificados de papel para as comunicações entre países todos os anos, o sistema será feito eletronicamente na internet.

A agência explica que os certificados de papel atuais servem para dar garantias aos importadores de que os produtos, incluindo alimentos, foram inspecionados e declarados livres de qualquer tipo de pragas.

O e-Phyto vai servir como uma central de comando que receberá os certificados de organizações nacionais de proteção de plantas dos países exportadores e os enviará aos países importadores.

Custo

A FAO diz que essas centrais de comando vão fornecer um método simples e seguro para a troca de informações, eliminando a necessidade dos países de negociarem protocolos bilaterais com cada parceiro comercial.

A expectativa é a de que o e-Phyto simplifique e reduza o custo do comércio global, aumente a capacidade dos países para identificar os produtos que possam representar algum tipo de risco e diminuir também a possibilidade de fraude.

Segundo a agência da ONU, o comércio internacional de produtos agrícolas movimenta US$ 1,1 trilhão por ano, o equivalente a mais de R$ 4 trilhões.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031