Estudo da Unesco destaca fortalecimento de segurança digital para jornalistas

Ouvir /

Novo relatório analisa e explica ameaças ao jornalismo; um capítulo sobre género avalia como "mulheres jornalistas são especialmente alvos de ameaças digitais".

Ameaças de hackers à comunicação estão entre riscos citados. Foto: Unesco

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Um novo estudo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, analisa 12 "ameaças digitais-chave" ao jornalismo.

Entre os riscos citados no relatório "Construindo segurança digital para jornalismo: uma pesquisa de questões selecionadas" estão ameaças de hackers à comunicação e ataques que tirem do ar páginas da internet de veículos dos media.

Perigo

O estudo usa uma abordagem inclusiva que, segundo a Unesco, é relevante a qualquer pessoa que esteja em perigo de se tornar alvo por estar a realizar trabalho jornalístico.

Para a agência da ONU, muitos pontos são relevantes para defensores de direitos humanos em geral e indivíduos que são fontes para profissionais de imprensa.

Recomendações

Entre outras recomendações, jornalistas são alertados a "priorizar necessidades de segurança baseada em avaliação individualizada de risco".

O relatório aconselha que segurança digital deve ser tradada como hábito e prática. Há recomendações específicas propostas para governos e organizações da sociedade civil, entre outras instituições.

Plano de Ação

É ressaltado que a formação em segurança digital deve ir além da tecnologia com o conhecimento do Plano de Ação da ONU sobre segurança de jornalistas e a questões da impunidade, além de importantes resoluções adotadas no sistema das Nações Unidas.

A abordagem holística do treinamento proposta pelo relatório cobre a importância de incluir considerações psicossociais em todos os cursos. Um capítulo sobre género avalia como "mulheres jornalistas são especialmente alvos de ameaças digitais".

O estudo foi publicado com apoio da Dinamarca e faz parte da série da Unesco sobre liberdade na internet.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

“Novas tecnologias estão facilitando a prática de crimes de exploração sexual”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031