Em Marrocos, ONU aponta “sentido de urgência” nas negociações sobre a Líbia

Ouvir /

Partes do conflito encontram-se até domingo; enviado diz tratar-se de uma ronda decisiva onde devem  haver concessões;  Bruxelas acolhe representantes de municípios líbios, do exército líbio e de grupos armados na próxima semana.

Bernardino Léon. Foto: ONU/Amanda Voisard

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas na Líbia realçou esta sexta-feira que deve haver um “sentido de urgência” nas negociações entre as partes em conflito.

Bernardino León falava na cidade marroquina de Skhirat, onde iniciaram negociações entre as partes rivais no país. Ele disse tratar-se de uma ronda decisiva em que estas devem estar prontas a fazer concessões.

Ações do Isil

O enviado lembrou que os últimos dias são marcados por mais combates, bombardeamentos e ações do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, também conhecido por  Dash . Além de ações do grupo na Líbia, mencionou um impacto em toda a região ao destacar os recentes ataques na vizinha Tunísia.

León disse tratar-se de mais um sinal de alarme a ser levado em conta. Por isso, disse que as Nações Unidas e a comunidade internacional esperam um espírito de compromisso no diálogo sobre a Líbia.

Governo

Em três dias serão abordadas questões como medidas de segurança e o governo de unidade nacional. O diálogo vai  incluir critérios e diretrizes para a futura ação das autoridades e a forma de funcionamento.

Nas sessões, devem ser abordadas “medidas de confiança” para apresentar a representantes de municípios líbios na próxima semana em Bruxelas. O enviado deve encontrar-se com as partes para falar de mais ações de reforço.

No mesmo período, deve ocorrer uma reunião sobre o tema com representantes do  exército e de grupos armados.

O apelo de León é que nesta ronda as partes estejam cientes da necessidade de tomar decisões certas para a Líbia. Como sublinhou, o risco é de o país voltar novamente a uma “guerra sem vencedores”.

Leia Mais:

Ban preocupado com ação do Daesh na Líbia

Na Itália, Ban revela-se apreensivo com aumento de ações do Isil na Líbia

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031