Em Bangui, embaixador angolano na ONU elogia ação da operação de paz

Ouvir /

Diplomata integra grupo do Conselho de Segurança que esteve na República Centro-Africana; conflitos africanos serão debatidos em reunião consultiva na União Africana esta quinta-feira.

Membros do Conselho de Segurança chegam à República Centro-Africana. Foto: ONU/Dany Balepe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O embaixador de Angola junto das Nações Unidas disse que a experiência centro-africana demonstra como obter ganhos em operações de paz mesmo nas adversidades.

Ismael Martins copreside uma delegação do Conselho de Segurança, que esta semana está em África. A Missão da ONU na Republica Centro-Africana, Minusca, foi a primeira a receber o grupo, que deve fechar o périplo com uma visita à operação de paz no Burundi.

Resultados

O diplomata falou do município de Bria, situado a 40 km da capital centro-africana.

“A experiência de Bangui, com esta nossa visita, é bastante rica em termos de como montar uma operação em condições tão difíceis e poder obter resultados. Um outro aspecto importante é a perfeita sinergia entre as várias forças que aqui estão a atuar e os resultados que isso está a dar. Felicitar a direção, os generais e o pessoal todo, porque sem isso não chegaria lá.”

O Conselho de Segurança autorizou o mandato da Minusca em abril de 2014, quando ocorriam combates sectários entre as milícias cristãs anti-Balaka e o grupo Séléka, de maioria muçulmana. Os confrontos agravaram-se na sequência do golpe de Estado de 2012.

Ajuda

Com o evoluir da situação, foram relatadas violações de direitos humanos e ataques retaliatórios que deslocaram centenas de milhares de pessoas e deixaram outros 2,2 milhões carentes de ajuda humanitária.

Esta quinta-feira, os representantes participam na reunião consultiva do órgão da ONU com o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, na capital etíope, Addis Abeba. Na agenda contam questões como os conflitos na República Democrática do Congo e na Nigéria.

Leia Mais:

Entrevista: Angola preside grupo do Conselho de Segurança que visita África

Conselho de Segurança visita países africanos a partir desta terça-feira

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031