Controlo de pestes e doenças de plantas é foco de encontro na FAO

Ouvir /

Reunião de quatro dias começou nesta segunda-feira; segundo vice-diretora geral da agência para Recursos Naturais, cerca de US$ 1,1 bilião em produtos agrícolas são comercializados internacionalmente a cada ano.

Bactrocera dorsalis, uma das pestes agriculturais mais destrutivas.Foto: FAO/Ana Rodriguez

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Começou nesta segunda-feira, na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, um encontro sobre controlo de pestes e doenças de plantas.

O objetivo é prevenir insetos, bactérias, vírus e ervas daninhas de afetarem frutas, vegetais e outros alimentos e plantas. Outro propósito é evitar a propagação de pragas pelo mundo.

Padrões Internacionais

A reunião anual da Comissão de Medidas Fitossanitárias,da Convenção Internacional de Proteção de Plantas, reúne especialistas dos 181 países membros.

O objetivo da Comissão, entre outras coisas, é revisar e estabelecer padrões internacionais de medidas fitossanitárias que definam como plantas e produtos derivados devem ser manipulados durante movimento e transporte.

Esta também endossa formas de apoiar países em desenvolvimento a melhorar a eficácia de suas entidades nacionais de proteção de plantas.

Minimizar Riscos

A meta dos padrões é minimizar os riscos de pestes de plantas a circular entre regiões e fronteiras no âmbito do comércio global.

Segundo a vice-diretora geral da FAO para Recursos Naturais, Maria Helena Semedo, cerca de US$ 1,1 bilião em produtos agrícolas são comercializados internacionalmente a cada ano. Os alimentos representam mais de 80% do total.

A especialista afirmou ainda que o "fracasso em monitorar a propagação de pestes e doenças de plantas pode ter consequências desastrosas na produção agrícola e segurança alimentar para milhões de pobres agricultores".

Semedo afirmou ainda que "prevenção é a primeira linha de defesa contra pestes e doenças de plantas".

A FAO calcula que entre 20% e 40% do rendimento global das colheitas é reduzido anualmente devido a pragas e doenças de plantas.

Tecnologia

A reunião deste ano deve discutir também a questão da certificação fitossanitária eletrônica, ou ePhyto.

Outro assunto abordado no encontro refere-se a novas tecnologias de diagnósticos de pestes.

Leia mais:

Em relatório, FAO promove “corredores agrícolas” como motores econômicos

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031