Conflitos devem piorar emergência crónica na região do Sahel

Ouvir /

Afirmação é do coordenador humanitário regional das Nações Unidas; Robert Pipe afirma que nos últimos 12 meses, mais de 1 milhão de pessoas ficaram deslocadas devido à violência em países como Nigéria e Mali.

Campo de refugiados de Mbera, na Mauritânia, na região do Sahel. Foto: PMA/Justin Smith

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*  

Os conflitos na região africana do Sahel são "a maior ameaça para se salvar vidas num dos locais mais pobres do planeta", na avaliação do coordenador regional humanitário das Nações Unidas.

Numa entrevista à Rádio ONU de Genebra, Robert Pipe declarou que mais de 1 milhão de pessoas foram deslocadas nos últimos 12 meses devido a conflitos e guerras.

Deslocados

O representante citou algumas zonas afectadas pelos confrontos, como o nordeste da Nigéria e o norte do Mali, onde o processo de paz é "precário". Segundo Pipe, o conflito na República Centro-Africana também levou 300 mil pessoas a procurar refúgio na região do Sahel.

Pipe declarou que "problemas crónicos estruturais" irão dificultar ainda mais o desenvolvimento do Sahel, região formada por nove países. Lá, vivem cerca de 145 milhões de pessoas e a cada ano, 1,2 milhão de crianças morrem, a maioria por problemas de má nutrição.

Investimentos

Robert Pipe disse que vê o governo e o Banco Mundial a investir na infraestrutura da região, mas apesar das possibilidades, o representante está muito preocupado com as ameaças da violência, que podem atrapalhar a conquista de resultados futuros.

Outros problemas crónicos mencionados por Pipe estão relacionados com a mudança climática, como secas e à falta de investimentos no setor das águas. O coordenador humanitário explicou que a ONU continua com ações, como fornecer comida para milhões de pessoas, tratar menores com má nutrição, além de oferecer apoio agrícola às famílias do Sahel.

*Com reportagem de Daniel Johnson, da Rádio ONU em Genebra.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031