Chefe da Unesco condena destruição de Nimrud, no Iraque

Ouvir /

Cidade foi fundada há mais de 3,3 mil anos; Irina Bokova afirmou que a "destruição deliberada de herança cultural constitui crime de guerra".

Irina Bokova. Foto: ONU/Devra Berkowitz

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, condenou de forma veemente a destruição do sítio arqueológico de Nimrud, no Iraque.

Segundo agências de notícias, integrantes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, começaram a demolir o local com escavadeiras. A cidade foi fundada há mais de 3,3 mil anos.

Crime de Guerra

Irina Bokova afirmou que este é "mais um ataque contra o povo iraquiano" e um lembrete de que "nada está a salvo da limpeza cultural em curso no país".

A chefe da Unesco afirmou ainda que a "destruição deliberada de herança cultural constitui um crime de guerra".

Ela pediu a todos os líderes políticos e religiosos na região que "levantem-se e lembrem a todos que não há nenhuma justificativa política ou religiosa para a destruição da herança cultural da humanidade".

Catástrofe

Bokova afirmou ter alertado o presidente do Conselho de Segurança e a promotora-chefe do Tribunal Penal Internacional. Ela disse que toda a comunidade internacional deve unir esforços em solidariedade com o povo e o governo do Iraque para pôr um fim ao que chamou de "catástrofe".

A chefe da Unesco afirmou que a agência está "determinada a fazer o que for necessário para proteger e documentar a herança cultural do Iraque e liderar o combate ao tráfico ilegal de artefatos culturais, que contribuem diretamente para o financiamento do terrorismo".

Nimrud foi uma das capitais do império assírio. O governo iraquiano confirmou que o local foi atacado por extremistas armados usando escavadeiras no dia 5 de março.

Leia Mais:

Unesco pede reunião de emergência sobre proteção do patrimônio cultural do Iraque

Unesco pede reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre Iraque

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031