Brasil eleito para presidir sessão da Comissão sobre Estatuto da Mulher

Ouvir /

Embaixador do país na ONU, Antonio Patriota, disse que eleição ocorre em ano importante quando as Nações Unidas adotarão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Reunião acontece na sala da Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York

O Brasil foi eleito nesta sexta-feira para presidir a próxima sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, CSW na sigla em inglês.

A 59ª sessão do encontro, que cobre 167 países, durou duas semanas, na sede da ONU em Nova York, e contou com contribuições de governos e da sociedade civil.

Ano importante

O encontro analisou o progresso da agenda sobre igualdade de gênero nos últimos 20 anos, quando é marcado também o 20º aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre Mulheres em Pequim.

Em entrevista à Rádio ONU, o embaixador do Brasil, Antonio Patriota, lembrou que a liderança brasileira ocorre num ano importante para a organização que adotará também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

"O Brasil assume a presidência da CSW-60 em momento em que as Nações Unidas se organizam em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é um desdobramento da Conferência Rio + 20, realizada no Rio de Janeiro. Eu estava presente na Rio + 20, e poder agora presidir a CSW, e trabalhar para que todos os objetivos relacionados a gênero dessa nova agenda transformadora de desenvolvimento possam ser alcançados dentro dos mais breves prazos."

Durante o evento, os participantes ressaltaram que apesar de progressos, líderes mundiais não teriam feito o suficiente para atuar na Plataforma de Ação.

O Brasil já preside a Comissão de Consolidação da Paz, considerada uma das mais importantes da organização.

Leia mais:

Nações Unidas querem igualdade de gênero também nos esportes

“Violência contra mulheres é a pior manifestação da desigualdade de gênero”

Na ONU, Hillary Clinton diz que esse é o “melhor momento para nascer mulher”

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031