Banco Mundial suspende operações no Iémen

Ouvir /

Em nota, órgão menciona como razões os recentes desenvolvimentos políticos e de segurança; dificuldades de comunicação com as autoridades e falta de acesso a áreas dos projetos também foram motivos para a retirada.

Pedestres em Sanaa, capital do Iémen; Foto: Pnud Iémen

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Banco Mundial anunciou, esta quinta-feira, que suspendeu as suas operações no Iémen. A medida segue-se a uma avaliação exaustiva do “impacto de recentes desenvolvimentos políticos e de segurança” sobre os seus programas.

Em nota, o órgão explica que as autoridades do país já receberam uma carta a dar conta da suspensão do desembolso de fundos para iniciativas no país.

Gestão Eficaz

O Banco Mundial explica ainda que após rever a situação, desde o início de fevereiro, concluiu que esta tinha-se deteriorado. Perante o cenário, o órgão concluiu ser ” incapaz de exercer a gestão eficaz dos seus projetos.”

A suspensão abrange os projetos financiados pela Associação Internacional de Desenvolvimento, o braço do Banco Mundial para os considerados países mais pobres do mundo. A área de gestão de fundos fiduciários também foi afetada.

Locais Inacessíveis

Contribuíram para a decisão do órgão o “declínio significativo na capacidade” dos seus funcionários para comunicar e coordenar com os seus homólogos do governo. O outro motivo foi o facto de “muitos locais terem-se tornado inacessíveis” o que impediu a completa supervisão.

O escritório do Banco Mundial na capital iemenita, Sanaa, foi encerrado a 18 de fevereiro de 2015 como “medida de precaução em resposta ao ambiente de segurança em rápida mudança”.

Pessoas Vulneráveis

Entretanto, o órgão destaca que continua plenamente empenhado em apoiar o país para atender as necessidades urgentes das populações mais vulneráveis e estabelecer as bases para o crescimento sustentável e inclusivo.

A nota termina a sublinhar que a situação vai continuar a ser acompanhada de perto e que a suspensão será levantada logo que as condições forem restabelecidas.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031