Ban preocupado após liderança palestina suspender cooperação com Israel

Ouvir /

Organização para a Libertação da Palestina cancelou todas as formas de coordenação de segurança com Israel; chefe da ONU pede ao Conselho de Segurança que exerça liderança e ajude a criar condições para acordo de paz.

Ban Ki-moon. Foto: ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral das Nações Unidas expressou, esta sexta-feira, muita preocupação com a decisão da Organização para a Libertação Palestina de suspender toda a coordenação de segurança com Israel.

A entidade divulgou sua decisão na quinta-feira e informou que seu comitê executivo irá relatar sobre a implementação da medida em três meses. Para a organização, a janela vai fornecer aos dois lados a oportunidade de tomar ações necessárias para que honrem suas obrigações.

Paz

O secretário-geral Ban Ki-moon pede contenção a palestinos e a israelenses para que revertam um ciclo de ações contraprodutivas. Ban pede novamente à Israel para que volte a transferir receitas tributárias à Autoridade Palestina, conforme manda o Protocolo de Paris.

O chefe da ONU acredita que sem engajamento internacional eficaz, a situação pode piorar. Ban Ki-moon faz um apelo urgente à comunidade internacional, incluindo o Conselho de Segurança, para que "exerça liderança e ajude a criar condições para as negociações de um acordo de paz".

Segundo Ban, tal acordo deve incluir o fim da ocupação israelense e a criação de um Estado palestino, com a população vivendo em paz e em segurança ao lado de Israel.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031