Ban: negociações permanecem a única opção para resolver a crise no Iêmen

Ouvir /

Segundo seu porta-voz, secretário-geral mencionou obrigações dos envolvidos, sob lei humanitária internacional, de garantir a proteção de civis; Arábia Saudita anunciou que começou operações militares no Iêmen.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Devra

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU observa que a Arábia Saudita anunciou o início de operações militares no Iêmen, a "pedido do governo do país".

Segundo seu porta-voz, Ban Ki-moon está ciente de relatos de que outros países, particularmente integrantes do Conselho de Cooperação do Golfo, também estejam apoiando estas operações.

Conselho de Segurança

Segundo Farhan Haq, o chefe da ONU lembrou a declaração presidencial do Conselho de Segurança do dia 22 de março.

Ao mesmo tempo que apoia a legitimidade do presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, o documento pede a todos os lados e a Estados-membros que evitem tomar quaisquer medidas que minem a unidade, soberania, independência e integridade territorial do país.

O Conselho de Segurança também pediu a todos os Estados-membros que evitem interferência externa que busque fomentar conflito e instabilidade, e que apoiem a transição política.

Lei Humanitária

O secretário-geral lembra todos os envolvidos de suas obrigações sob lei humanitária internacional de garantir a proteção de civis e de todos os funcionários humanitários das Nações Unidas e associados.

Ele também citou as regras e princípios da lei internacional de direitos humanos e de refugiados.

Ban elogiou os esforços de seu conselheiro especial, Jamal Benomar. Segundo seu porta-voz, o secretário-geral afirmou que apesar da escalada, "negociações permanecem a única opção" para resolver a crise no Iêmen.

Leia Mais:

Unicef fala em graves abusos dos direitos das crianças no Iémen

ONU adverte para novas medidas contra partes do conflito no Iémen

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031