Ban deplora “agenda hedionda” do Isil após ataque que matou dezenas na Síria

Ouvir /

Chefe da ONU cita ligação do grupo Isil com ataques durante celebrações do Nowruz, o Ano Novo Persa; organização diz que número de vítimas é contraditório mas aponta pelo menos 100 mortos e feridos.

Ban Ki-moon. Foto: ONU

Eleutério Guevane da Rádio ONU em Nova Iorque.

As Nações Unidas condenaram este sábado os ataques que teriam feito mais de 100 vítimas durante as celebrações do Ano Novo Persa, conhecido Nowruz. As bombas explodiram na cidade síria de Al-Hasakah no nordeste do país.

Uma nota lançada pelo porta-voz do secretário-geral, Ban Ki-moon, indica que há relatos contraditórios sobre mortos e feridos, incluindo mulheres e crianças. Agências de notícias apontam para pelo menos 20 pessoas que perderam a vida.

Esperanças

Segundo os relatos, um  homem-bomba teria provocado uma das duas explosões na cidade controlada por curdos.

Ban lembra que os “ataques hediondos” aconteceram durante um feriado, no qual comunidades do grupo se reúnem para compartilhar esperanças para o novo ano.

Após manifestar solidariedade às famílias enlutadas e aos feridos, o secretário-geral disse ter tomado conhecimento da ligação desses incidentes com atos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, também conhecido por Dash.

Divisão

A nota condena o que chama de agenda desprezível do grupo terrorista, com esforços para incitar a divisão sectária e étnica entre diversas comunidades da Síria. Para o chefe da ONU, não se deve deixar que esses atos tenham sucesso.

A nota termina com a condenação de Ban Ki-moon a todos os atos de violência contra civis no país, ao exigir que os lados do conflito parem com o uso indiscriminado de armas em áreas povoadas.

Leia Mais: 

Isil pode ter cometido genocídio e crimes de guerra, segundo relatório da ONU

Pinheiro: “É escandaloso que a impunidade prevaleça na Síria”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031