Secretário-geral: “é hora de se tomar uma posição” sobre a igualdade de gênero

Ouvir /

Ban Ki-moon fez a declaração este sábado no encerramento da Conferência de Alto Nível sobre Empoderamento da Mulher no Chile; ele afirmou que a comunidade internacional deve trabalhar para um futuro melhor com direitos iguais para homens e mulheres.

Secretário-geral, Ban Ki-moon e a presidente do Chile, Michelle Bachelet . Foto ONU/Evan Schneider

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou neste sábado que “chegou a hora de o mundo tomar uma posição para diminuir as diferenças, remover os obstáculos e investir em mulheres e meninas”.

A declaração foi feita neste sábado no encerramento da Conferência de Alto Nível sobre Empoderamento da Mulher, realizada em Santiago, no Chile. O evento foi organizado pelo governo chileno e pela ONU Mulheres.

Futuro Melhor

Ban disse que a comunidade internacional deve trabalhar para um mundo mais forte e um futuro melhor para todos com direitos iguais para homens e mulheres.

O chefe da ONU declarou que “os Estados-membros devem acelerar os esforços para alcançar a igualdade de gênero, não no ano que vem, não amanhã, mas agora”.

Segundo ele, “não é possível atingir os 100% do potencial do mundo excluindo metade da população global”.

O discurso de Ban acontece pouco antes do Dia Internacional da Mulher, que será comemorado em 8 de março.

Mapa Internacional

Esse ano, ele coincide também com o 20º aniversário da adoção da Plataforma para Ação de Pequim, considerada o “mapa internacional” para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

O secretário-geral disse que 2015 é um ano crucial para as pessoas e para o planeta onde a comunidade internacional se une para decidir sobre os objetivos de desenvolvimento, clima e de gênero.

Segundo o chefe da ONU, é possível fazer de 2015 o ano do desenvolvimento sustentável, o ano em que será possível transformar as vidas por gerações. E para que isso aconteça, Ban afirmou que as mulheres devem estar à frente e no centro desse esforço.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031