Representante da ONU no Brasil destaca importância da cooperação Sul-Sul

Ouvir /

Jorge Chediek participou de evento na sede da organização em Nova York sobre o tema; ele afirmou que as Nações Unidas têm "parceria de longa data" com o Brasil.

Foto: FAO/Roberto Faidutti

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

"A cooperação Sul-Sul é um instrumento muito importante da cooperação para o desenvolvimento" no âmbito global.

A afirmação foi de Jorge Chediek, coordenador residente do sistema das Nações Unidas no Brasil, ao falar com a Rádio ONU sobre o tema.

Brasil

"O Brasil tem tido grandes sucessos na sua política social, na sua política de promoção do desenvolvimento humano. Nesse sentido, tem gerado muito interesse de outros países para conhecer melhor as políticas e as experiências do Brasil. Muitas das respostas para os problemas dos países em desenvolvimento estão em outros países em desenvolvimento."

O representante da ONU falou ainda das ações da organização no país em relação à cooperação Sul-Sul.

"Temos agora 14 agências das Nações Unidas engajadas na cooperação Sul-Sul no Brasil e temos desenvolvido mais de 44 iniciativas de cooperação em parceria com instituições brasileiras. Essa parceria está gerando resultados muito positivos e ao mesmo tempo está permitindo uma maior incorporação da cooperação Sul-Sul no arsenal de instrumentos de cooperação do sistema das Nações Unidas."

Rio+20

Jorge Chediek afirmou ainda que a ONU tem uma "parceria de longa data" com o governo brasileiro. Ele falou sobre a Conferência Rio+20 e a agenda de desenvolvimento sustentável.

"Estamos neste momento trabalhando e apoiando o trabalho de desenvolvimento da agenda pós-2015, esta nova agenda global. O Brasil tem muito a dizer por ter sediado e liderado o processo da conferência Rio+20 e ao mesmo tempo por representar um exemplo de desenvolvimento sustentável com inclusão e centrado nas pessoas e nos direitos humanos."

Entre outras áreas de trabalho da organização no país, o representante citou política social e promoção de direitos humanos entre outros.

Leia Mais: 

China promete US$ 50 milhões para Cooperação Sul-Sul na agricultura

Brasil sobe e fica em 79º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031