Relatório da ONU descreve "tumulto e ilegalidade" na Líbia

Ouvir /

Documento foi preparado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas de Direitos Humanos e pela Missão de Apoio na Líbia; especialistas citam "um quadro desolador" dos direitos humanos no país.

Bengazi, Líbia. Foto: Unsmil

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A ONU alerta que a Líbia está atravessando uma situação de "tumultos e ilegalidade" crescentes, impulsionados pelas ações de grupos fortemente armados e um ampla crise política.

A declaração consta de um relatório divulgado esta terça-feira pelo Alto Comissariado das Nações Unidas de Direitos Humanos e pela Missão da ONU de Apoio na Líbia, Unsmil.

Quadro Desolador

O porta-voz do Alto Comissariado, Rupert Colville, disse que o documento mostra "um quadro desolador" dos direitos humanos no país em 2014.

Ele afirmou que "a violência desenfreada e as lutas, principalmente nas duas maiores cidades Trípoli e Benghazi, estão a afetar duramente os civis, de uma forma geral, e também a grupos específicos de minorias".

O relatório cita que ataques aéreos e artilharia indiscriminada são comuns. Hospitais, escolas e aeroportos foram atacados ou estão a ser usados para fins militares.

O documento menciona "muito sofrimento entre crianças, com muitas sem condições de frequentar escolas e outras mortas ou mutiladas em suas casas ou durante ações militares em escolas ou hospitais”.

Mulheres

Os especialistas citam ainda casos de violência contra mulheres, intimidação, tortura e raptos.

Os conflitos e a destruição de propriedades causaram um deslocamento interno em massa que passou de 60 mil no início de 2014 para cerca de 400 mil em novembro.

O Alto Comissariado e a Unsmil pediram o fortalecimento das instituições do Estado, prestação de contas das violações dos direitos humanos cometidas no país e ainda apoio ao diálogo político entre governo e grupos de oposição.

Leia mais:

Governos precisam fornecer estabilidade à população, defende Ban

Próxima ronda de diálogo político sobre a Líbia pode acontecer no país

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031