Quarteto para o Oriente Médio quer retomada das negociações de paz

Ouvir /

Em encontro em Munique, mediadores defendem processo que respeite soberania dos palestinos e preocupações dos israelenses com segurança; grupo destaca demora da reconstrução em Gaza e falta de verbas.

Jan Eliasson participou do encontro. Foto: ONU/Loey Felipe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Representantes do Quarteto para o Oriente Médio reuniram-se este domingo em Munique, na Alemanha, onde discutiram a situação na região. Participaram do encontro o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov; o secretário de Estado americano, John Kerry; a alta representante de política externa da União Europeia, Federica Mogherini e o vice-secretário-geral das Nações Unidas, Jan Eliasson.

Os mediadores defenderam que as negociações precisam ser retomadas assim que possível, com a meta de se alcançar um acordo de paz duradouro. O Quarteto destacou que a paz sustentável pede que as aspirações dos palestinos por soberania e as aspirações dos israelenses por segurança sejam alcançadas por meio de negociações baseadas numa solução de dois Estados.

Garantias

Para isso, o grupo destacou a importância da Iniciativa Árabe de Paz, que prevê o fim do conflito árabe-israelense e o papel vital dos parceiros árabes. O Quarteto para o Oriente Médio afirmou que continua engajado em preparar a retomada do processo de paz, fazendo contatos diretos e frequentes com os países árabes.

Enquanto a retomada das negociações não ocorre, o Quarteto pede aos dois lados para evitar ações que possam prejudicar a confiança no processo. Segundo os mediadores, é importante garantir que os desafios fiscais enfrentados pelos palestinos sejam resolvidos.

Financiamentos

Neste sentido, o grupo afirmou estar muito preocupado com a "situação difícil em Gaza, onde o ritmo dos trabalhos de reconstrução precisam ser acelerados para garantir estabilidade e serviços básicos à população".

O Quarteto ressaltou que o financiamento de países doadores é crítico e pediu que os compromissos financeiros firmados em outubro, no Cairo, sejam atendidos, incluindo o envio de verbas para agências da ONU que ajudam civis em Gaza.

Leia também:

Ban Ki-moon considera lenta reconstrução em Gaza e pede mais doações

Sem dinheiro, Unrwa cancela parte da assistência a civis em Gaza

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031