Projetos da ONU ajudam a combater terrorismo e tráfico humano na Nigéria

Ouvir /

Iniciativa apoiada pelo Japão será liderada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc; país já apoia estratégia integrada da ONU para Região do Sahel.

Combate ao tráfico humano na Nigéria. Foto: Unodc

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Dois projetos das Nações Unidas e do Governo do Japão devem ajudar a combater o terrorismo e o tráfico de pessoas na Nigéria.

Em comunicado, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, informou que a iniciativa é parte do Plano de Ação firmado entre a agência da ONU e a Quinta Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano, Ticad V.

Justiça penal

O objetivo do plano é melhorar a cooperação regional para fazer prevenção ao crime e levar a cabo a reforma da justiça penal em África, no Afeganistão e países vizinhos, além de nações no sudeste da Ásia.

O embaixador do Japão na Nigéria, Ryuichi Shoji, elogiou o trabalho do Unodc no país africano nomeadamente na formação de promotores e peritos policiais. Shoji disse esperar que a ação ajude a Nigéria a tornar-se mais resiliente ao terrorismo.

Atualmente, as ações de combate ao tráfico de pessoas e ao terrorismo na Nigéria estão a ser financiadas pela União Europeia e pela Suíça.

O Japão também está a apoiar atividades para fortalecer a estrutura de países da região do Sahel assim como a Estratégia Integrada da ONU para o Sahel. Uma das ações é a de confiscar dinheiro usado para financiar o terrorismo e para combater o contrabando de seres humanos.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031