Portugal defende direitos para todos os jovens, sem discriminação

Ouvir /

No Fórum da Juventude, representação do país junto à ONU fala sobre importância do respeito aos direitos humanos, que abrange inclusive a criação de empregos; encontro do Ecosoc termina esta terça-feira.

Jovem participa de Fórum da Juventude. Foto: ONU/Loey Felipe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Segundo as Nações Unidas, um quarto da população mundial é formada por jovens, ou seja, 1,8 bilhão de habitantes do planeta têm entre 15 e 24 anos de idade.

Muitos estão lutando para encontrar emprego: pelo menos 73 milhões buscam trabalho e tantos outros são vítimas de exploração trabalhista. Os dados foram apresentados no Fórum da Juventude, evento que está sendo organizado pelo Conselho Econômico e Social da ONU, Ecosoc.

Direitos Humanos

A preocupação sobre desemprego entre jovens é compartilhada por representantes de Portugal que participam da conferência. Em entrevista à Rádio ONU, em Nova Yok, a perita em direitos humanos da Missão de Portugal junto às Nações Unidas, Inês Coroa, lembrou que o desenvolvimento depende da garantia de trabalho.

"Não poderá haver emprego, não poderá haver educação, não poderá haver saúde, sem que os Estados-membros respeitem todos os direitos humanos em suas várias vertentes, civis e políticos, econômicos, sociais e culturais para todos os jovens, sem qualquer tipo de discriminação. Uma das coisas que Portugal desenvolveu aqui na área das Nações Unidas foi a elaboração de um programa de ação mundial para a juventude, adotado há 20 anos. É um documento com 15 áreas prioritárias, que inclui naturalmente o emprego."

Segundo Inês Coroa, o Fórum da Juventude é uma plataforma importante para que os países "desenhem políticas a nível internacional sobre questões ligadas aos direitos dos jovens".

A conferência do Ecosoc reúne representantes e jovens de vários países, incluindo do Brasil, e o encontro termina esta terça-feira.

Leia também:

Ban quer que jovens sejam mais ativos em cidadania global

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031