ONU treina professores palestinos em riscos sobre explosivos de guerra

Ouvir /

Mais de mil profissionais completaram o curso sobre os perigos dos dispositivos deixados após o conflito do ano passado com Israel; objetivo é evitar ferimentos e mortes.

Foto: Unrwa

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Agência das Nações Unidas de Assistência a Refugiados Palestinos, Unrwa, completou um treinamento de mil professores sobre perigos de explosivos.

Em comunicado, a Unrwa explicou que os dispositivos são remanescentes do conflito entre julho e agosto de 2014 com tropas de Israel.

Crianças

Desde o cessar-fogo em 26 de agosto, pelo menos 46 pessoas ficaram feridas e 10 morreram. Entre as vítimas feridas ou mortas, havia 12 crianças.

O curso "Treinamento sobre Educaçao de Risco para Professores" quer capacitar os docentes e os dirigentes escolares a passar conhecimento e informação aos estudantes. De acordo com a Unrwa, 240 mil crianças que frequentam as escolas da agência receberam as informações.

No curso, os professores aprendem a identificar os explosivos e a reagirem corretamente no caso de encontrar um dispositivo. Muitas crianças recolhem os explosivos, sem saber do perigo, para revender. Outras acham que o material é uma espécie de souvenir.

Material interativo

A professora da nona série, Fadwa Hussin Hammad, contou que vários alunos não sabem que os explosivos são perigosos e que podem ser ativados a qualquer instante. A escola também tem crianças que vivem perto de entulhos cheios de dispositivos. Entre áreas mais prováveis de estarem nessas condições em Gaza encontra-se Beit Hanoun.

O treinamento da Unrwa inclui oito filmes de animação e dramas à disposição na internet. O material já está está sendo seguido também pelos pais dos alunos. O curso interativo foi acessado por quase 13 mil famílias e estudantes desde dezembro.

Leia mais:

Brasil eleito para Comitê Consultivo da Unrwa

Comissão sobre direitos do povo palestino faz primeiro encontro do ano

São Paulo recebe exposição sobre refugiados palestinos

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031