ONU preocupada com bebé albino de um ano sequestrado na Tanzânia

Ouvir /

Em comunicado, representante da organização no país lembrou que este é o segundo caso de desaparecimento de crianças albinas na Zona do Lago; país africano tem casos de violência ao grupo, que já foi alvo de assassinatos.

Criança albina. Foto: Unicef Namibia/2012/Manuel Moreno

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

As Nações Unidas emitiram um comunicado manifestando preocupação com o sequestro de uma criança albina de apenas um ano de idade.

Yohanna Bahati foi levado da região de Geita, na zona do Lago, no noroeste da Tanzânia.

Buscas

O representante da ONU no país, Álvaro Rodriguez, lembrou que o caso é preocupante, uma vez que se trata do segundo rapto de crianças em apenas dois meses. No primeiro, o menor ainda não foi encontrado apesar das buscas realizadas pelo governo tanzaniano.

Rodriguez assinalou ser este um ano de eleições no país africano, e de acordo com analistas pode ser também uma época perigosa para pessoas que vivem com albinismo.

O chefe da ONU na Tanzânia elogiou as medidas do governo e pediu aumento nas ações de proteção dos direitos humanos assim também como mais respeito ao Estado de direito.

Rodriguez contou estar em contacto com as autoridades de Geita, especialmente a comissária regional Fatma Mwassa, que reforçou o compromisso do governo de resolver a situação do rapto do bebé mesmo com todos os desafios.

O responsável da ONU informou ainda ter se encontrado com integrantes da Sociedade Tanzaniana de Albinismo, que explicaram ter como objetivo este ano de 2015, o fim da violência a pessoas albinas.

Ele terminou o comunicado afirmando que as pessoas com albinismo merecem todo o respeito e proteção dados a quem não têm a doença.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

Leia mais:

ONU lança relatório sobre violência contra crianças em África

Escritório de Direitos Humanos preocupado com albinos na Tanzânia

Pillay pede maior proteção de albinos após assassinato na Tanzânia

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031