ONU otimista com conferência de doadores para a Guiné-Bissau

Ouvir /

Em entrevista à Rádio ONU, diretor do Escritório do Conselheiro Especial do Secretário-Geral para África reafirma apoio ao país.

Mapa da Guiné-Bissau.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Especialistas das Nações Unidas e representantes de países-membros da organização demonstraram otimismo com a realização de uma conferência de doadores para a Guiné-Bissau.

A mesa redonda, como está sendo chamado o encontro, está marcada para fim de março, em Bruxelas, capital da Bélgica.

Fase democrática

A Guiné-Bissau foi o tema de uma reunião no Conselho de Segurança, na semana passada. O país africano de língua portuguesa busca o apoio da comunidade internacional para consolidar a nova fase democrática do país, que sofreu um golpe de Estado em 2012.

Nesta entrevista à Rádio ONU, o diretor do Escritório do Conselheiro Especial do Secretário-Geral para África (OSAA), Raul Cabral, comentou o recente encontro do subsecretário-geral da área Magde Abdelaziz com o chanceler guineense durante a Cimeira da União Africana, em Adis Abeba.

Cplp

"Ficou acordo que a OSAA daria não só o apoio necessário para ajudar a mobilizar os recursos necessários para ajudar a consolidar a paz e a estabilidade na Guiné-Bissau. Os recursos necessários que possam ajudar a promover o respeito pelos aspectos legais, criar as estruturas e reforçar as estruturas legais no país."

A conferência de doadores deve ocorrer entre 24 e 25 de março. Os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, também anunciaram a participação na conferência.

Esperança

Segundo Raul Cabral, o momento é de esperança e otimismo.

"Esse otimismo não é à toa. É baseado em factos concretos. A Guiné-Bissau através do seu governo legítimo, através do seu primeiro-ministro, do presidente e  os outros partidos têm vindo a dialogar. E tem vindo a fazer grandes progressos portanto eu acho que há toda uma razão para estar otimista."

O novo governo da Guiné-Bissau, liderado pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, tomou posse em meados do ano passado. Em setembro, ele compareceu à sede da ONU para representar o país nos debates da Assembleia Geral.

Leia mais:

Clip: Semana de África encerra na ONU

Semana da África deve tratar de paz, crescimento e ébola, entre outros temas

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031