Ocha pede mais apoio humanitário para Camarões e República Centro-Africana

Ouvir /

Secretária-geral assistente avaliou situação de deslocados internos e refugiados afetados pela violência e conflito; Kyung-wha Kang encerrou missão de sete dias à região; mais de 2 milhões de pessoas precisam de ajuda nos Camarões.

Deslocados na República Centro-Africana. Foto: Ocha/Gemma Cortes

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A secretária-geral assistente da ONU para Assuntos Humanitários, Kyung-wha Kang, pediu mais apoio humanitário internacional para a República dos Camarões e também para a República Centro-Africana.

Kang fez a declaração ao encerrar visita de sete dias aos países, onde avaliou a situação dos deslocados internos, dos refugiados e de outros afetados pela violência e pelos conflitos na região.

Crise Humanitária

Ela afirmou que os Camarões enfrentam uma crescente, complexa e desafiadora crise humanitária.

Kang explicou que o país recebe um fluxo cada vez maior de refugiados da República Centro-Africana que estão a fugir dos conflitos e um aumento do número de deslocados internos por causa dos ataques do grupo Boko Haram, na região norte.

A secretária-geral assistente cita ainda que os ciclos contínuos de seca e cheias estão a resultar num aumento da insegurança alimentar, da desnutrição e na ocorrência de epidemias em partes do país.

Apelo

Kang, que também é a vice-coordenadora de Assistência de Emergência, afirmou que mais de 2 milhões de pessoas necessitam de ajuda humanitária nos Camarões.

Ela visitou a região leste, onde mais de 150 mil centro-africanos buscaram refúgio por causa da violência na República Centro-Africana.

Kang afirmou que as ações do Boko Haram, na Nigéria, provocaram a fuga de 40 mil nigerianos para a região norte dos Camarões.

O apelo humanitário para o país mais do que dobrou no período de um ano. A secretária-geral assistente disse que o Plano de Resposta Estratégica 2015 busca U$ 264 milhões comparado com os US$ 126 milhões do ano passado.

Leia Mais:

Moçambique: necessários US$ 30,1 milhões para responder aos efeitos das cheias

Nações Unidas lançam apelo humanitário em prol dos palestinos

Ban alerta que “Iêmen está desmoronando diante dos olhos do mundo”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031