Nações Unidas condenam atitude racista de torcedores do Chelsea

Ouvir /

Vídeo mostra grupo empurrando descendente africano que tentava embarcar em vagão do metrô de Paris; para Escritório de Direitos Humanos da ONU, ato não foi isolado por que ações similares de racismo "ocorrem todos os dias na Europa".

Rupert Colville. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Escritório de Direitos Humanos da ONU condenou de forma severa o "comportamento racista de um grupo de torcedores do Chelsea", o time de futebol britânico.

Na terça-feira, fãs do Chelsea foram filmados numa estação de metrô de Paris, antes de um jogo da Liga dos Campeões. No vídeo, é possível ver os torcedores empurrando um cidadão francês de descendência africana que tentava embarcar no vagão do metrô. O grupo também entoa uma canção confirmando que são racistas.

Investigação

O Escritório de Direitos Humanos destaca que o fato do incidente ter sido filmado e amplamente divulgado pela mídia contribuiu para que políticos e a imprensa condenassem o comportamento dos torcedores.

Numa nota divulgada esta sexta-feira, em Genebra, o escritório elogia a decisão das autoridades francesas de investigar o caso e a polícia britânica por ajudar na identificação dos envolvidos.

Maior Combate

Mas o porta-voz Rupert Colville diz ser importante reconhecer não ter sido um incidente isolado. Segundo ele, "atos similares de crueldade e de racismo ocorrem todos os dias na Europa sem causar tanta indignação porque não são filmados".

Colville destaca que o homem que foi empurrado teria revelado a um jornal francês que não ficou surpreso, porque ele enfrenta racismo todos os dias. O porta-voz afirma ser importante aproveitar o episódio, que mostrou o "rosto feio do racismo" para reenergizar o combate a essas atitudes.

Segundo Colville, o incidente em Paris mostra que muito precisa ser feito até que o racismo seja completamente erradicado dos esportes e da sociedade em geral.

Nos últimos anos, o Escritório de Direitos Humanos tem tido discussões com a Fifa e com a União das Federações Europeias de Futebol, Uefa, sobre como combater da melhor maneira o racismo no futebol, em especial dentro dos estádios.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031