Em apenas um ano, Iraque registrou 2,5 milhões de deslocados internos

Ouvir /

Dados são da Organização Internacional para Migrações, OIM; maiores concentrações ocorrem na capital Bagdá e nas cidades de Kirkuk e Diyala.

Equipe da OIM visita acampamento de deslocados internos em Dohuk, no Iraque. Foto: OIM

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A violência no Iraque causou o deslocamento interno de 2,5 milhões de pessoas. Em comunicado, a Organização Internacional para Migrações, OIM, uma agência parceira da ONU, informou que o número foi registrado entre janeiro de 2014 e meados deste mês.

Segundo a OIM, entre julho e agosto do ano passado, houve um deslocamento em massa de iraquianos fugindo dos combates no país.

Agravamento

Os dados foram compilados de acordo com a metodologia revisada da agência. Com base nos novos procedimentos, ficou mais fácil identificar e verificar a localização e as características dos deslocados internos.

Além disso, especialistas da OIM fizeram visitas regulares aos acampamentos de refugiados. Os maiores deslocamentos ocorreram na capital Bagdá e nas cidades de Kirkuk e Diyala. Com o agravamento da violência e a piora das fugas em massa dos locais de combates, as visitas tiveram que ser suspensas por um período.

A maior parte dos iraquianos forçados a deixar suas casas, registrada recentemente, está sendo abrigada por famílias ou alugam casas temporariamente.

Intenções

Um processo que dificultou o registro de muitos deles. Pela nova metodologia, é possível saber o sexo, a idade,os padrões de deslocamento e intenções de retorno.

Quase 90% dos entrevistados pela OIM em todas as regiões informaram que querem retorna ao seu lugar de origem. Cerca de 10% disseram esperar outros fatores para decidir. Apenas 1% dos que responderam ao questionário disse estar disposto a se integrar na área, onde estão refugiados.

As necessidades mais mencionadas foram ajuda financeira, abrigo, alimentos e outros itens.

Leia Mais:

Enviado da ONU para o Iraque preocupado com sequestros de civis pelo Isil

No Conselho de Segurança, enviado relata ataques terroristas diários no Iraque

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031