Conselho de Segurança pede transição política pacífica no Iêmen

Ouvir /

Países-membros querem que todos os envolvidos no processo resolvam suas diferenças através do diálogo; órgão disse que os grupos devem rejeitar ações violentas e evitar provocações.

Família deslocada devido aos conflitos no Iêmen. Foto: Ocha

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança da ONU pediu a todas as partes envolvidas na crise do Iêmen que se comprometam a um processo pacífico de transição política.

Os países-membros querem que todos os grupos, inclusive os Houthis, resolvam suas diferenças através do diálogo e de consultas.

Violência

Segundo o órgão, eles devem rejeitar qualquer ato de violência para atingir objetivos políticos, evitar provocações e todas as ações unilaterais que possam minar o processo de transição.

Os integrantes do Conselho de Segurança saudaram o fato de o presidente legítimo iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, não estar mais sob prisão domiciliar.

Eles exigiram que o Houthis libertem imediatamente e de forma incondicional o primeiro-ministro Bahah, membros do Gabinete e todas as outras pessoas que continuam sob prisão domiciliar ou que foram detidas arbitrariamente.

Entendimentos

Os Estados-membros elogiaram a iniciativa do presidente Mansour Hadi de engajar em boa fé nas negociações organizadas pela ONU. Eles pediram a todos os lados que acelerem os entendimentos para dar continuidade ao processo de transição.

Além disso, o Conselho de Segurança diz que o foco deve ser alcançar uma solução de consenso de acordo com as iniciativas e a implementação dos mecanismos do Conselho de Cooperação do Golfo.

Outros dois pontos que devem ser seguidos são os resultados da Conferência de Diálogo Nacional e do acordo de Paz e Parceria Nacional.

Os países-membros reafirmaram apoio ao trabalho do enviado especial do secretário-geral para o Iêmen, Jamal Benomar, de ajudar todas as partes a chegarem a um consenso para resolver a crise política.

Leia Mais:

Conselho de Segurança adota resolução que reafirma compromisso com Iêmen

Ban alerta que “Iêmen está desmoronando diante dos olhos do mundo”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031