No Conselho de Segurança, enviado relata ataques terroristas diários no Iraque

Ouvir /

Nickolay Mladenov participou de reunião do órgão esta terça-feira, notando violações de direitos humanos cometidas pelo Isil; enviado do secretário-geral definiu-se como um "otimista paranóico" sobre a situação do país.

Foto: ONU/Devra Berkowitz

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança ouviu esta terça-feira o representante especial das Nações Unidas para o Iraque. Nickolay Mladenov está deixando o cargo e falou sobre a situação no país.

Segundo Mladenov, "ataques terroristas quase que diários continuam matando iraquianos". O enviado destacou as violações dos direitos humanos cometidas pelo Daesh, acrônimo em árabe para o grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.

Futuro

Mladenov também está preocupado com ataques de revanche que estão ocorrendo na região. Ao Conselho de Segurança, ele se descreveu como um "otimista paranóico".

Otimista porque líderes religiosos e políticos do Iraque uniram-se contra o terror e paranóico porque muitas coisas podem dar errado no país, na avaliação do enviado especial.

Estabilidade

Mladenov lembrou que o Isil continua controlando a maioria das províncias no oeste do Iraque e que a economia foi duramente afetada pela queda do preço do petróleo e pela disparada dos custos de segurança.

O representante pediu mais apoio aos iraquianos na construção da democracia e na garantia da justiça. Mladenov destacou que os civis merecem respeito e dignidade. Ele notou que 5,2 milhões precisam de ajuda humanitária e destacou que o conflito armado no país e atos de terrorismo mataram 12 mil civis iraquianos no ano passado.

Leia também: 

Após assassinatos na Líbia, Ban diz que diálogo é a melhor saída para a crise

Missão da ONU condena execução de cristãos egípcios pelo Isil na Líbia

Conselho de Segurança aprova resolução contra financiamento ao Isil

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031