Com ministros da Rússia e Ucrânia, Ban discute situação na região

Ouvir /

Sergey Lavrov e Pavlo Klimkin, ministros das Relações Exteriores, encontraram-se com o secretário-geral da ONU em Nova York; Ban Ki-moon voltou a expressar sua expectativa de uma trégua completa no leste da Ucrânia.

Ban Ki-moon (dir.) e Sergey Lavrov. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores da Rússia na segunda-feira. Ban Ki-moon disse a Sergey Lavrov que continua com a expectativa de uma trégua completa no leste da Ucrânia, de acordo com o tratado de Minsk assinado em 12 de fevereiro, que previa um cessar-fogo.

Ao ministro russo, o secretário-geral da ONU reforçou que todas as partes em conflito devem cumprir uma resolução do Conselho de Segurança adotada na semana passada, que apoia o acordo de Minsk e pede o fim total das hostilidades na região.

Síria

Ban Ki-moon e Sergey Lavrov também discutiram as situações na Líbia e no Iêmen. Outro tema da conversa foi a necessidade de uma resposta internacional na luta contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.

O chanceler russo e o chefe da ONU trocaram visões sobre a Síria, incluindo uma resolução do Conselho de Segurança aprovada há duas semanas, que condena o financiamento a grupos extremistas.

Trabalho Humanitário

Lavrov veio a Nova York participar de uma reunião do Conselho sobre os 70 anos da Carta da ONU. O encontro reuniu ministros de vários países, incluindo o chanceler ucraniano. Com Pavlo Klimkin, Ban Ki-moon falou sobre o trabalho humanitário da ONU no terreno.

O ministro da Ucrânia e o secretário-geral concordaram que o acordo de Minsk precisa ser implementado com urgência, levando a um cessar-fogo duradouro e à retirada imediata de armamentos pesados do leste do país. Sobre a possibilidade da ONU enviar tropas de paz, Ban voltou a afirmar que será guiado por uma possível decisão do Conselho de Segurança.

Leia também:

Ban liga para ministro da Ucrânia e expressa preocupação com confrontos

ONU preocupada com capturados e feridos no conflito na Ucrânia

PMA aumenta operações de emergência no leste da Ucrânia

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031