Chefe da Aiea se reúne com Irã em busca de acordo sobre programa nuclear

Ouvir /

Encontro aconteceu nesta terça-feira na sede da Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena; reunião do vice-chanceler iraniano dá seguimento a conversas realizadas no início do mês.

Yukiya Amano com Seyyed Abbas Araghchi na sede da Aiea. Foto: Aiea

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, se reuniu na manhã desta terça-feira, em Viena, com o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã para dar seguimento a conversas realizadas no ínicio do mês.

O diretor-geral da agência, Yukiya Amano, esteve com S. Abbas Araghchi na sede da Aiea. O objetivo é que os dois lados cheguem a um entendimento após reunião anterior no dia 7 de fevereiro com o ministro Javad Zarif.

Programa Iraniano

Um comunicado à imprensa divulgado pela agência afirmou que as discussões foram centradas na necessidade de resolver, o mais rápido possível, todas as questões pendentes em relação ao programa nuclear iraniano.

Os dois participantes reconheceram a importância de diálgo contínuo entre a Aiea e o Irã.

Fins pacíficos

Criada como entidade autônoma sob as Nações Unidas em 1957, a Aiea realiza programas para maximizar a contribuição útil da energia nuclear, ao mesmo tempo que verifica seu uso pacífico.

A agência conduz atualmente atividades de verificação em campo no Irã como parte de um Plano de Ação Conjunto, o que envolveu um aumento na frequência deste monitoramento.

O objetivo do Plano é chegar a uma solução abrangente, de longo prazo e comum acordo que garanta que o programa nuclear iraniano será exclusivamente para fins pacíficos.

Leia mais:

Aiea diz que uso limitado e seguro da energia nuclear pode ajudar clima

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031