Ban visita usina de Itaipu no Paraguai e elogia fontes renováveis de energia

Ouvir /

Secretário-geral pediu ao governo paraguaio que compartilhe da experiência em desenvolvimento de energia renovável; Ban segue para o Chile, onde participa de reunião de alto nível da ONU Mulheres.

Ban Ki-moon visita a hidraelétrica de Itaipu. Foto: ONU/Evan Schneider

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitou esta quinta-feira a usina hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Ban se reuniu com o diretor-geral brasileiro da usina, Jorge Samek. Em entrevista à Rádio ONU, de Itaipu, Shamek disse que eles falaram sobre três pontos importantes em relação à energia.

Acesso à Energia

"A preocupação que tem dentro da ONU tem três metas muito grandes. A primeira delas é que em até mais 20 anos, a gente faça um esforço no sentido de que todos os habitantes do planeta tenham acesso à energia. O segundo ponto é nós cada vez mais irmos desenvolvendo energias que sejam renováveis. E o terceiro, é uma questão muito cara que diz respeito ao processo de conservação de energia, não permitir que a energia seja desperdiçada."

O secretário-geral participou de uma reunião com a diretoria da hidrelétrica e de uma cerimônia, onde uma árvore foi plantada. Ele também encorajou o país a compartilhar a experiência positiva no desenvolvimento de novas fontes de energia renováveis.

Mais cedo, Ban visitou o centro de treinamento das tropas de paz paraguaias e agradeceu a contribuição do país para as missões da ONU, especialmente no Haiti.

O chefe das Nações Unidas embarca para Santiago, no Chile, onde participa nesta sexta-feira de uma reunião da ONU Mulheres.

Leia mais:

Ban elogia esforços do Paraguai para reduzir a pobreza

América Latina tem 167 milhões de pessoas vivendo na pobreza

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031