Ban lamenta falta de acordo no Sudão do Sul

Ouvir /

Em nota, secretário-geral diz que presidente Salva Kiir e ex-vice-presidente Riek Machar não chegaram a consenso sobre forma de poder compartilhado; ele afirmou que nenhuma paz sustentável será alcançada enquanto os líderes não colocarem os interesses do povo em primeiro lugar.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lamentou esta terça-feira a falta de um acordo na última rodada de negociações entre o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir e o ex-vice-presidente do país, Riek Machar.

Ban disse que eles não conseguiram chegar a um consenso sobre uma forma de poder compartilhado no país.

Interesses

Em nota, o chefe das Nações Unidas referiu que "nenhuma paz sustentável será alcançada no Sudão do Sul a menos que os líderes coloquem os interesses do povo em primeiro lugar".

Ban sublinha "a necessidade urgente dos líderes concordarem com um acordo de paz compreensivo e inclusivo que lide com reformas institucionais, governança económica e reconciliação.

Ban citou ainda a importância da prestação de contas para os crimes cometidos desde o início do conflito de uma forma consistente com os padrões internacionais.

Apelo

O secretário-geral pediu novamente aos dois lados que cumpram com o acordo para cessar as hostilidades, firmado em 23 de janeiro de 2014. Ele fez um apelo para que os líderes se preparem para novas negociações com o objetivo de apressar o fim do conflito.

Ban elogiou ainda os esforços de mediadores, chefes de Estados e de governos da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, que agrupa oito países da África Oriental, para alcançar um acordo de paz no Sudão do Sul.

Leia mais:

Ocha fornece ajuda a 4,9 milhões de pessoas no Sudão do Sul

Chefe de Direitos Humanos avalia situação no Sudão do Sul

Libertada tripulação de helicóptero ao serviço do PMA no Sudão

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031