Líbia: Ban e representantes internacionais “profundamente preocupados”

Ouvir /

Secretário-geral da ONU discutiu situação do país com chefes da diplomacia dos Estados Unidos, da União Europeia e do Egito; agências de notícias anunciaram a morte de pelo menos 25 pessoas em vários ataques a bomba.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Devra

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon manteve um encontro com representantes internacionais, esta quinta-feira, durante o qual foi manifestada “profunda preocupação” com a situação na Líbia.

A reunião foi realizada em Washington, à margem da Cimeira da Casa Branca sobre o Combate ao Extremismo Violento.

Egito

Estiveram presentes o secretário de Estado norte-americano, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Egito e a alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança que é também vice-presidente da Comissão Europeia.

Ban, John Kerry,  Sameh Selim e Frederica Mogherini ressaltaram igualmente a importância do diálogo político como a única forma para sair da atual crise líbia. No país, foram recentemente  decapitados 21 cristãos egípcios pelo grupo extremista Isil.

Ataques

Horas após a reunião da capital norte-americana, agências de notícias anunciaram que pelo menos 25 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas em vários ataques bombistas na cidade de al-Qubbah, no leste.

As bombas explodiram num posto de combustível, numa esquadra de polícia e na casa do presidente do parlamento Agila Salah.

Diálogo

Em Washington, os representantes expressaram total apoio aos esforços do representante especial do secretário-geral na Líbia, Bernardino León, para facilitar o diálogo.

A nota termina a enfatizar a importância da participação de todas as partes na próxima ronda de negociações.

Esta semana, León disse ao Conselho de Segurança que forma atingidos progressos consideráveis no diálogo mediado pelas Nações Unidas para levar as partes do conflito líbio à mesa de negociações.

Ao apresentar o mais recente relatório ao órgão, o representante disse que todas as partes do diálogo político tinham participado pela primeira vez nas sessões realizadas  há uma semana na área líbia de Gadamés.

Em janeiro, decorreram duas rondas de conversações em Genebra  com vista alcançar um acordo sobre um governo de unidade nacional e medidas de segurança, incluindo um cessar-fogo abrangente.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031