Após assassinatos na Líbia, Ban diz que diálogo é a melhor saída para a crise

Ouvir /

Secretário-geral e Conselho de Segurança condenam morte de 21 egípcios cristãos, decapitados pelo Isil; para Ban Ki-moon, negociações é a única maneira para os líbios construírem um Estado capaz de combater o terrorismo.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Devra

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU condenou, nos termos mais fortes, o assassinato de 21 cristãos coptas egípcios pelo grupo Daesh, acrônimo em árabe para o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.

Numa nota em que considera ter sido um  "ato bárbaro", Ban Ki-moon deplora a morte de pessoas devido a sua afiliação religiosa e envia condolências aos familiares das vítimas e ao governo do Egito.

Bombardeios

O Isil teria divulgado um vídeo onde os egípcios são decapitados na Líbia e segundo agências de notícias, o Egito teria bombardeado  alvos  do grupo nesta segunda-feira, em retaliação aos assassinatos.

Para o secretário-geral da ONU, o diálogo político que ocorre na Líbia é a melhor maneira do país sair da crise atual. Segundo Ban, apenas por meio do diálogo os líbios podem construir um Estado e instituições fortes capazes de confrontar o terrorismo.

Covardia

A ação do Isil também foi condenada pelo Conselho de Segurança, que classificou o ato de "covarde". Para o órgão, o crime mostrou mais uma vez a brutalidade do grupo, responsável por "milhares de crimes e de abusos contra pessoas de todas as religiões, etnias e nacionalidades".

O Conselho de Segurança defende que o Isil seja combatido e nota não estar intimidado pelo grupo. O órgão demanda a libertação imediata e segura de todas as pessoas feitas reféns pelo Isil e por outros grupos associados à Al-Qaeda, e pede que os responsáveis por "atos de terrorismo sejam levados à justiça".

Leia também:

Missão da ONU condena execução de cristãos egípcios pelo Isil na Líbia

Conselho de Segurança aprova resolução contra financiamento ao Isil

Comissão condena Isil por assassinatos em massa de crianças

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031