Alto comissário apela aos lados em conflito na Ucrânia para evitar escalada

Ouvir /

Em comunicado, Zeid Al Hussein disse que combates no  leste do país são uma catástrofe para os civis; chefe de direitos humanos pede a todos os países com influência na região que ajudem a acabar com a violência.

Zeid Al Hussein. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas afirmaram que o conflito na Ucrânia está tendo consequências "catastróficas" para os civis. Em comunicado, o alto comissário de direitos humanos da ONU afirmou que todos os lados em combate têm de evitar a escalada da violência.

Zeid Al Hussein contou que pontos de ônibus e transporte público, assim como lojas, escolas e hospitais tornaram-se campos de batalha nas regiões ucranianas de Donetsk e Luhansk.

Influência

Segundo as Nações Unidas, mais de 5,3 mil pessoas foram mortas nos confrontos e outras 12,2 mil ficaram feridas desde meados de abril do ano passado.

Zeid pediu aos países que têm relações e influência na região que ajudem a acabar com a violência. O alto comissário da ONU também pediu o respeito pelo acordo de cessar-fogo de Minsk. Segundo Zeid, a escalada da violência só irá piorar a situação de 5,2 milhões de pessoas que vivem na região do conflito.

Inverno rigoroso

A porta-voz do alto comissário, Ravina Shamdasani, lembrou que os lados em combate estão usando o que ela chamou de "uma escalada perigosa da retórica" assim como a quebra total da lei e da ordem.

Em apenas três semanas de janeiro, pelo menos 224 pessoas morreram e 545 ficarem feridas com a escalada dos confrontos. Zeid Al Hussein também mencionou as duras condições do inverno rigoroso para os civis além da falta de água e de blecautes.

Para o alto comissário a continuação do conflito tornará a situação humanitária    insuportável para os ucranianos. A Comissão de Direitos Humanos na Ucrânia deverá apresentar seu próximo relatório sobre a situação no país incluindo a Crimeia no início de março.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031