Unsmil quer investigação de ataque às instalações do Banco Central da Líbia

Ouvir /

Agências de notícias informaram que uma das fações que tenta controlar o país teria tentado tomar a agência da instituição em Bengazi; missão da ONU encoraja contactos para esclarecimentos e troca de informações.

Destruição de edifícios na Líbia. Foto: Irin/Jorge Vitoria Rubio

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

A missão das Nações Unidas na Líbia, Unsmil, disse que a criação de uma comissão de inquérito independente vai ajudar a esclarecer as circunstâncias do ataque armado contra a agência do Banco Central em Bengazi.

Segundo agências de notícias, uma das fações que tenta controlar o país teria tentado tomar o local, esta quinta-feira, após uma disputa armada. Além de dinheiro de petróleo e de reservas de moeda estrangeira, a agência guarda ouro.

Cooperação 

A Unsmil condenou o ataque armado contra o que considera “símbolo soberano do Estado líbio”. As partes foram exortadas a cooperar com a comissão, com o Banco Central da Líbia e com instituições judiciárias relevantes.

A nota da Unsmil realça  que o incidente e as mais recentes violações do cessar-fogo demonstram que é importante avançar urgentemente com o processo de diálogo.

O pedido é que as partes continuem a participar no processo com vista a restaurar a paz e a estabilidade, colocando o alto interesse nacional acima de todas as outras considerações.

Sofrimento 

Para a missão, a melhor resposta para o agravamento da situação política e de segurança no país são os esforços para alcançar um acordo político com vista a acabar com combates e aliviar o sofrimento dos líbios nos últimos seis meses.

A Unsmil pediu ainda que os intervenientes que há dias anunciaram um cessar-fogo, de forma unilateral e voluntaria, façam um ” esforço extraordinário para garantir o respeito da trégua e criar um ambiente propício para o diálogo”.

A missão encoraja às partes que façam  contactos entre si para que não sejam cometidas violações do cessar-fogo,  e haja esclarecimentos e troca de informações sobre incidentes.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031