Ucrânia: ONU preocupada com ataque contra autocarro em Donetsk

Ouvir /

Secretário-geral expressa inquietação com a nova escalada de combates no leste ucraniano;  Conselho de Segurança reafirma pedido de implementação de acordo  de cessar-fogo entre as partes do conflito.

Ban Ki-moon. Foto: ONU

Eleutério Guevane, Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral das Nações Unidas disse estar profundamente inquieto com a nova escalada de combates no leste da Ucrânia, numa nota que condena o bombardeamento de um autocarro em Donetsk.

Agências de notícias dizem que 12 pessoas morreram no incidente ocorrido esta quarta-feira, num posto de controlo do governo na área de Buhas.

Envolvimento

As agências citam declarações de funcionários da região a apontar que o ataque teria sido  levado a cabo por rebeldes pró-russos, na área localizada a cerca de 35 km a sudoeste do reduto rebelde da cidade ucraniana de Donetsk. Estes negaram o seu envolvimento na ação.

Em nota, lançada pelo seu porta-voz, Ban destaca que o incidente deve ser investigado e os responsáveis levados à justiça.

Para o chefe da ONU trata-se de um lembrete claro da necessidade urgente de deter a violência que já matou 4,8 mil pessoas, fez “mais de um milhão de deslocados e continua a causar danos desnecessários e sofrimento aos civis.”

Acordos de Minsk

O secretário-geral exorta todas as partes a respeitarem o cessar-fogo e que voltem  a aplicar os acordos de Minsk, os quais defende que continuam a ser uma base sólida para a resolução do conflito.

A estrita observação do acordo também foi pedida pelo Conselho de Segurança, que também emitiu uma nota a destacar o pacto assinado em setembro entre as autoridades de Kiev e os rebeldes.

O Conselho apelou à implementação do protocolo de 19 de setembro, que entre outras medidas prevê a retirada do armamento pesado para  criação de uma zona desmilitarizada e proíbe operações ofensivas.

O secretário-geral disse ter tomado conhecimento dos esforços diplomáticos que envolvem o país, a Rússia, a França e a Alemanha. Ban  encoraja a continuação da busca de meios para “restaurar a paz e garantir a estabilidade, a integridade territorial e a unidade da Ucrânia.”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031