Sobrevivente relembra vida no campo de concentração de Auschwitz

Ouvir /

Rafael Teitelbaum está com 87 anos e vive no Brasil; no Dia em Memória às Vítimas do Holocausto, ele conta à Rádio ONU momentos de horror passados no campo de concentração nazista; local foi libertado pelas tropas aliadas há exatos 70 anos.

Rafael Teitelbaum. Foto: Arquivo Pessoal.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Era o mês de abril de 1944. O jovem judeu Rafael Teitelbaum, nascido na Romênia, estava com 16 anos. Ao lado de familiares, ele seguia de trem numa viagem com um triste destino: o campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia.

Lá, foram exterminados mais de 1 milhão de judeus. Há exatamente 70 anos, o local era libertado pelas tropas aliadas. Por isso, neste 27 de janeiro, as Nações Unidas marcam o Dia em Memória às Vítimas do Holocausto.

Mortos 

Hoje, Rafael Teitelbaum tem 87 anos e está morando no Brasil. Vivendo em Porto Alegre, o sobrevivente do Holocausto relembrou, durante entrevista à Rádio ONU,  momentos de terror vividos em Auschwitz.

"Eu andei entre mortos, Deus me livre. Com o pé, jogava um para cá, um para lá, para poder caminhar na frente. Na hora do almoço chamaram quatro pessoas para trazer o almoço. Enquanto íamos na cozinha, lá tinha as pessoas que batem. Tinha gente que voltou azul e um saiu quase morto. E eu fugi, quase me mataram, fugi para não apanhar."

Sobrevivência

Rafael Teitelbaum ficou em Auschwitz durante vários meses, até que foi transferido pelos nazistas para o campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha. Ele viveu exatamente um ano nos dois locais, mas lembra que a maioria dos parentes e amigos teve um destino pior.

"Tem que ser muito corajoso para saber sobreviver. Todo mundo foi queimado em Auschwitz e eu me virei. Era uma coisa muito triste, a gente fica sem ninguém. Não sobrou ninguém da minha família, dezenas de primas, primos…"

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Rafael Teiltelbaum mudou-se para Israel e desde 1955, vive no Brasil, onde construiu família e agora está ao lado de filhos e de netos.

Ouça a entrevista completa aqui.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031