Secretário-geral "ultrajado" com atentado a funcionários da Charlie Hebdo

Ouvir /

Ban Ki-moon classificou o ataque à revista francesa como "desprezível, horrível e injustificado"; para chefe da ONU, mundo está em solidariedade após atentado em Paris e ele pede defesa da tolerância e "união pela liberdade de expressão."

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Amanda Voisard

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O secretário-geral da ONU fez um pronunciamento na manhã desta quarta-feira sobre o ataque à redação da revista francesa Charlie Hebdo, ocorrido em Paris.

Em encontro com jornalistas, na sede da organização, em Nova York, Ban Ki-moon disse ter ficado ultrajado com o atentado "a sangue frio, desprezível, horrível e injustificado".

Apoio

Para Ban, foi também um ataque direto à democracia, à mídia e à liberdade de expressão. O secretário-geral destacou que as Nações Unidas estão ao lado do governo e do povo franceses.

Segundo ele, a ação que matou pelo menos 12 pessoas pode ter tido a intenção de "dividir", mas Ban pediu ao mundo que "não caia nessa armadilha".

Tolerância

O secretário-geral ressaltou que este é momento de solidariedade ao redor do mundo e pediu a todos que se mantenham firmes a favor da liberdade de expressão e da tolerância, e contra "as forças que causam ódio e divisão".

Ban disse confiar que as autoridades francesas irão encontrar os responsáveis pelo atentado e levá-los a julgamento. Segundo testemunhas, três homens armados e encapuzados entraram na redação do semanário Charlie Hebdo, dispararam contra funcionários e conseguiram fugir. Entre os mortos, estão o diretor da revista, cartunistas e policiais.

Leia também:

Alto comissário da ONU teme aumento de xenofobia após ataque em Paris

Unesco condena ataque a revista em Paris que matou pelo menos 12 pessoas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031