Para secretário-geral, humanidade pode enfrentar maior "teste" do século 21

Ouvir /

Após ataque em Paris e sequestro de crianças na Nigéria, Ban Ki-moon pede que se encontre uma maneira de "todos viverem em paz e com respeito a liberdades fundamentais"; ao Boko Haram, ele apela à libertação de estudantes.

Chefe da ONU pede tolerência e respeito aos direitos humanos. Foto: Unesco/Pilar Chang-Joo

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral das Nações Unidas fez um apelo contundente por  mais tolerância no mundo e por compreensão entre comunidades para que as tensões sejam amenizadas.

Ban Ki-moon fez um pronunciamento a jornalistas na sede da ONU, em Nova York, no fim da tarde de quinta-feira. Ele ressaltou que "em vários lugares, o mundo tem visto atos de extremismo, de brutalidade indescritível e um aumento preocupante das tensões entre sociedades".

Discórdia

Segundo Ban, resolver essa "discórdia" sem multiplicar os conflitos pode ser o "maior teste enfrentado pela humanidade no século 21". O secretário-geral citou as imagens do ataque à revista francesa Charlie Hebdo como um "lembrete" dos problemas que a população mundial enfrenta em conjunto.

Ban fez um apelo especial por mais tolerância e entendimento, destacando ser preciso encontrar uma maneira de todos viverem em paz, harmonia e com respeito total aos direitos humanos e a liberdades fundamentais, como a de expressão.

Sequestros

Enquanto a Nigéria se prepara para eleições no próximo mês, o secretário-geral lembrou que o grupo Boko Haram continua com ações violentas, "matando cristãos e muçulmanos, sequestrando crianças e mulheres, destruindo igrejas e mesquitas".

Ban apelou aos líderes do Boko Haram para que acabem com a destruição de tantas vidas e libertem imediatamente todas as estudantes que foram sequestradas em abril do ano passado.

O secretário-geral disse que estava fazendo um apelo pessoal, como pai e avô e como chefe das Nações Unidas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031