Para OMS, Mali teve resultado "histórico" na luta contra o ebola

Ouvir /

Após 42 dias sem nenhum caso, país foi declarado oficialmente livre do vírus; agência da ONU elogia engajamento da população e do Ministério da Saúde; enviado reforça que única maneira de erradicar ebola é tratar todos os pacientes.

Médicos prontos para tratar pacientes. Foto: OMS/T. Jasarevic

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Após 42 dias sem registrar nenhum caso de ebola, o Mali foi oficialmente declarado livre do vírus pela Organização Mundial da Saúde, OMS, e pelo Ministério da Saúde e da Higiene Pública.

O representante da OMS no país considerou o resultado "histórico" para o Mali, para a África e para o mundo. Ibrahima Soce Fall elogiou a população e o governo pelo engajamento na "guerra contra o vírus ebola". O país teve oito casos e seis mortes.

Diminuição de Casos

Nesta segunda-feira, a Missão da ONU para Resposta de Emergência ao Ebola, Unmeer, destacou estatísticas "encorajadoras" do Ministério da Saúde da Libéria.

Nos últimos sete dias, 12 dos 15 condados do país não reportaram nenhum caso de ebola. E os três países da África Ocidental mais afetados pela epidemia tiveram a semana com o menor número de casos em meses, segundo a OMS.

No dia 11, a Libéria confirmou não ter registrado nenhum caso durante dois dias seguidos. E tanto a Guiné quanto a Serra Leoa tiveram a semana com menos casos desde agosto do ano passado.

Cautela

Para a Unmeer, são bons progressos, mas a missão pede a todos envolvidos na luta contra o ebola para manter o alerta em alta e continuar combatendo o vírus de maneira intensa.

No fim de semana, o enviado especial da ONU para o Ebola reafirmou que a única maneira de erradicar o ebola é na fonte primária do vírus e também tratando todos os casos.

David Nabarro disse ser importante em 2015 a continuação do compromisso global para que mais nenhum caso de ebola apareça. A OMS confirma um total mundial de mais de 21,6 mil casos e 8594 mortes até o momento.

Leia mais em nossa página especial sobre o ebola.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031