ONU realça atmosfera positiva no fim de dois dias de diálogo sobre a Líbia

Ouvir /

Sessões retomam  na próxima semana com partes que não foram incluídas na presente ronda; aprovada agenda que inclui acordo político para governo de unidade nacional.

Diálogo de dois dias em Genebra. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As partes do conflito líbio concluíram, esta sexta-feira, os dois dias de discussões em Genebra para pôr fim à crise política, de segurança e institucional no país.

Em comunicado, a Missão das Nações Unidas na Líbia, Unsmil, declarou que os participantes revelaram o seu compromisso por um país unido e democrático “governado pelo Estado de direito e o respeito pelos direitos humanos.”

Diálogo

Na próxima semana, o diálogo decorre com a participação das partes que não foram incluídas nesta ronda. Após consultas, as sessões realizam-se nas instalações da ONU, que está a mediar o diálogo.

Mais de 120 mil pessoas deixaram o país devido à mais recente erupção da violência. O conflito entre fações rivais segue-se aos protestos de 2011, que culminaram com a queda do antigo líder líbio, Muammar Kadafi.

Plataforma Comum

A Unsmil classificou as negociações de construtivas. A nota realça que estas foram realizadas numa atmosfera positiva onde foi refletido um compromisso dos participantes em chegar a uma plataforma comum.

Os participantes concordaram numa agenda, que inclui que se chegue a um acordo político para formar um governo de unidade nacional consensual além de medidas de segurança para o fim do conflito.

No diálogo, as partes admitiram garantir a retirada gradual de grupos armados de todas as cidades líbias para permitir a afirmação da autoridade do Estado.

Unidade Nacional

O encontro terminou com um apelo dos participantes para o fim das hostilidades para que seja criado um ambiente propício para o diálogo.

A Unsmil disse que também foram abordadas medidas de confiança para salvaguardar a unidade nacional e aliviar o sofrimento da população líbia.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031