ONU cita mais confiança no combate ao ebola no oeste da África

Ouvir /

Enviado das Nações Unidas alerta que apesar disso é necessário manter o foco, a vigilância e a disciplina no combate à doença; David Nabarro está otimista quanto ao desenvolvimento de uma vacina.

Centro de tratamento de ebola na Guiné. Foto: ONU/Martine Perret

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial da ONU sobre o ebola, David Nabarro, afirmou que "há atualmente um sentimento de mais confiança no combate à doença".

Em entrevista à Rádio ONU, Nabarro alertou que apesar disso, "é absolutamente necessário manter o foco, a vigilância e a disciplina para garantir que o surto seja vencido".

Mudança

Ele explicou que essa mudança começou a ocorrer em dezembro na Libéria. O país, que sofreu muito no início da epidemia, não registrou nenhum caso da doença em algumas regiões do país.

Nabarro afirmou que foi uma diferença muito grande desde agosto quando ele assumiu o cargo. O enviado especial lembrou que setembro foi o pior mês e que outubro também foi difícil no combate ao ebola.

Em setembro, ele citou que eram registrados 150 casos por dia e o surto avançava bem mais rápido do que os esforços de resposta. Desde então, Nabarro disse que os novos casos da doença caíram para 50 por dia.

Otimista

O representante da ONU está otimista também em relação aos esforços no desenvolvimento de uma vacina contra o ebola.

Nabarro afirmou que assim que o medicamento for aprovado e estiver disponível é importante que os trabalhadores de saúde sejam os primeiros a serem imunizados.

Ele disse também que os governos dos países mais atingidos pelo surto, Guiné, Libéria e Serra Leoa, estão comandando os esforços para conter a propagação do vírus.

O trabalho tem o apoio da Missão da ONU para Resposta de Emergência ao Ebola, Unmeer.

Segundo o último boletim divulgado pela Organização Mundial da Saúde, OMS, foram registrados até agora 21296 casos da doença e 8429 mortes. O país com mais casos é a Serra Leoa e com mais mortes, a Libéria.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031