Missão da ONU elogia compromisso com acordo de cessar-fogo na Líbia

Ouvir /

Anúncio ocorreu após três dias da primeira rodada de conversações das partes em conflito no país; encontro foi realizado em Genebra.

Refugiados líbios. Foto: ONU

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia, Unsmil, emitiu uma nota elogiando o anúncio unilateral de cessar-fogo no país do norte da África.

A decisão foi informada após a primeira rodada de conversações entre as partes em conflito, finalizada em Genebra após três dias.

Ambiente

Em nota, a Unsmil pediu a todos os lados que implementem os pontos específicos do cessar-fogo incluindo o mecanismo de cumprimento da medida.

Para a Missão da ONU, a decisão é um sinal animador de que estão sendo criadas as condições necessárias para um ambiente de diálogo constante.

Em Genebra, as partes em conflito na Líbia concordaram com um uma agenda que leve ao acordo político e à formação de um governo de união nacional. Foram discutidos ainda as bases de segurança para acabar com os confrontos e retirar os grupos armados das cidades líbias.

Sangue líbio

Um outro aspecto das conversações de paz foram medidas de confiança e de salvaguarda da unidade nacional para aliviar o sofrimento da população.

Os participantes concordaram também com uma segunda rodada de diálogo, na próxima semana, em Genebra, e pediram a todas as partes interessadas nas conversações que participem do encontro.

A Missão da ONU pediu o fim dos combates e do derramar de sangue líbio. A Unsmil apelou ao fim da destruição e o começo de soluções pacíficas para o país. A Missão pede ainda que a trégua seja feita por terra, mar e ar. Com o cessar-fogo, a organização espera retomar a entrega de ajuda humanitária aos deslocados pela violência nas áreas afetadas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031