Minusca exige libertação de ministro centro-africano raptado no domingo

Ouvir /

Agências de notícias informaram que titular da pasta da Juventude e Desportos, Armel Sayo, foi interpelado por homens armados não identificados enquanto conduzia a sua viatura; missão da ONU condena ato por minar os esforços para restabelecer a autoridade do Estado.

Minusca quer prevenir recorrência de raptos. Foto: Minusca

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana, Minusca, expressou a sua indignação com o rapto do ministro da Juventude e Desportos do país, ocorrido neste domingo.

As autoridades centro-africanas, citadas por agências de notícias disseram que Armel Sayo conduzia a sua viatura acompanhado da esposa e de um irmão no regresso da igreja quando foi interpelado por quatro homens armados não identificados. Os atacantes faziam-se transportar num táxi no norte da capital, Bangui, numa área alegadamente dominada por milícias anti-Balaka.

Atos Similares

Em comunicado, a operação condena com veemência a ação e sublinha que esta vem na sequência de vários atos similares ocorridos na semana passada.

As autoridades confirmaram que um outro ministro teria escapado da captura numa cidade ao norte. No princípio da semana, uma funcionária das Nações Unidas e uma trabalhadora de uma ONG francesa também foram sequestradas.

Reconciliação

A Minusca exige a libertação imediata e incondicional do ministro e o fim do que chama de “práticas criminosas que minam os esforços para restabelecer a autoridade do Estado, facilitar a reconciliação nacional e o retorno da paz.”

Para apoiar as autoridades centro-africanas, a missão disse que vai implementar todos os meios conferidos pelo mandato para encontrar uma solução feliz para o incidente e prevenir a recorrência dos ”atos intoleráveis.”

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031