Líbios concordam com nova rodada de diálogo politico apoiada pela ONU

Ouvir /

Negociações devem acontecer no escritório da Organização em Genebra; objetivo do encontro, organizado pela Unsmil, é chegar a um acordo sobre a gestão do restante do período de transição.

Imagem: Unsmil

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As partes a conflito na Líbia concordaram em realizar, em Genebra nesta semana, uma nova rodada de negociações políticas intermediadas pelas Nações Unidas.

O objetivo é ajudar todos os lados a encontrarem um consenso para encerrar a atual crise política e de segurança. O anúncio foi feito pela Missão das Nações Unidas de Apoio à Líbia, Unsmil, no sábado.

Transição

O principal objetivo do encontro é chegar a um acordo sobre a gestão do restante do período de transição. Isto inclui a formação de um governo de unidade que tenha amplo apoio e prepare o caminho para o processo de adotar uma nova constituição permanente.

Em comunicado, a Unsmil mencionou que as discussões entre os atores líbios também vão buscar colocar em prática acordos necessários para pôr fim a confrontos armados que estão a acontecer em diferentes partes do país.

O acordo para realizar a próxima rodada de diálogo acontece após amplas e intensas consultas do chefe da Unsmil, Bernardino León, com os envolvidos nas últimas semanas. Ele propôs aos lados que interrompessem as operações militares por alguns dias para criar condições para o diálogo.

Consenso

A Missão da ONU destacou que o processo de diálogo político no país é liderado pela Líbia e que seu papel é ajudar a encontrar um consenso.

Segundo a Unsmil este novo diálogo é uma "oportunidade importante para que os líbios restaurem a estabilidade e impeçam que o país deslize em direção à conflito mais profundo e colapso económico" e que esta não deve ser perdida.

A Missão apelou aos principais atores que abordem estas negociações com coragem e determinação e coloquem o interesse nacional acima de todas as outras considerações.

A guerra civil na Líbia começou em 2011 e resultou no derrube do antigo líder, Muammar Kadafi.

Leia mais:

Enviado diz que tempo para o diálogo está a esgotar-se na Líbia

Missão da ONU deplora ataque que feriu 11 pessoas na Líbia

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031